Filatelia 7

COMO COLECIONAR

FILATELIA

  1. Introdução
  2. Histórico
  3. Como colecionar
  4. Terminologia
  5. Formas de expor
  6. Estimativa de dispêndios (Nesta página)
  7. Recomendações finais

Estimativa de dispêndios

Muitas vezes escutamos que colecionar é caro, é para ricos. É importante esclarecer que realmente existem selos muito caros. Alguns leilões internacionais noticiam a venda de selos por mais de 1 milhão de dólares, mas existem, em grandes quantidades, selos cujos valores não passam de alguns centavos.

Quem está começando, terá a oportunidade de aquirir grande quantidade de selos com poucos gastos.

Aqueles que tiverem motivação e recursos financeiros poderão direcionar-se para a compra dos selos caros. Mas tranquilamente podemos ter uma coleção interessante, bem apresentada e com bastante estudo utilizando selos de baixo valor.

Exemplificando, uma coleção temática constituída de 80 folhas sobre navegação, incluídos os materiais acessórios, poderá ser montada com custos da ordem de US$1.000,00. Aperfeiçoando-se a coleção para torná-la competitiva em exposições, seu custo estará na ordem de US$10.000,00, variando para mais ou para menos, em função do objetivo culminado.

Convém esclarecermos alguns detalhes do valor dos selos:

O valor dos selos é conhecido através dos catálogos, livros editados anualmente por firmas especializadas, nos quais cada selo tem o valor de comercialização, tanto em estado sem carimbo, como carimbado. Como qualquer objeto que é comercializado, o selo também segue as mesmas regras. Deve estar perfeito. Não deve ter: dobras, rasgos, falta de um pedaço, estar sujo.

A valorização dos selos é fruto da lei da oferta e da procura. De modo geral, quanto menor for a tiragem relacionada com a procura, mais probabilidade haverá de um selo ficar valorizado. Ao longo dos anos, um determinado selo acaba se tornando raro na medida que só uma pequena parcela deles sobreviveram. Estes então vão ter grande procura e pouca oferta. Naturalmente seu preço vai subir.

Filatelia não é investimento financeiro. Para o colecionador, Filatelia é fonte de cultura e de lazer, uma arte. Filatelia só é investimento financeiro para os comerciantes filatélicos, profissionais desta área do colecionismo que nos auxiliam na busca de peças para nossas coleções.

Por fim, esclarecemos que o colecionador não deve ficar preocupado se os seus selos estão valorizando ou não. O importante é saber se os seus selos lhe proporcionam prazer. Se isto acontecer, não há preço no mundo que pague a sua coleção.


Voltar ao topo