Escala de Raridade das Moedas

Embora muitos catálogos especializados em numismática tragam a quantidade de exemplares das moedas cunhadas, a existência das moedas disponíveis pode sofrer significativas diferenças em função de vários fatores, tais como a retirada de circulação pelo governo, soterramento, cerceamento e fusão do metal amoedado convertendo em joias ou comercializado pelo seu peso.  Dessa forma a raridade da moeda, que atua diretamente no preço de comercialização, é altamente dependente da quantidade de exemplares existentes e disponíveis para a comercialização, evidenciados em leilões, nas casas de comercialização e troca entre colecionadores. A tabela que segue apresenta uma escala de raridade que auxilia o colecionador a avaliar o quanto é rara a peça numismática objeto da coleção. Trata-se também de uma importante informação para auxiliar na formação da coleção e na priorização das peças a serem adquiridas.   

Grau de RaridadeDescrição
CC – Muito comumFrequentemente disponível no mercado
C – ComumFacilmente encontrada no mercado
E ou NC – Escassa ou Não ComumExemplar encontrado para a comercialização com uma certa dificuldade
R  – RaraBaixa disponibilidade. Geralmente encontradas para a comercialização em leilões e casas especializadas (10 a 15 exemplares são encontrados por ano)
RR  – Muito RaraAparece para a comercialização em período não inferior a 2 anos
RRR –  RaríssimaAparece para a comercialização em período não inferior a 5 anos
RRRR –  Extremamente RaraDe grande raridade, aparece poucas para serem comercializadas no mercado em período não inferior a 10 anos
RRRRR – Da mais alta raridadeExistem até 4 ou 5 exemplares. Praticamente inexiste no mercado
ÚnicaIndica exemplar único encontrado em coleção.

Voltar