O QUE ESSES ENCONTROS TÊM DE ESPECIAL

Romeu Odilo Trauer(*)

Despretensioso e Objetivo.

Despretensioso é quando visitamos sem ter um plano bem definido do que pretendemos admirar ou adquirir. Geralmente somos levados mais pela curiosidade, diversão ou prazer de encontrar algo antigo ou muito moderno. Somos mais acumuladores ou juntadores do que colecionadores. Então esses encontros vão exercer os mesmos fascínios de uma grande feira de colecionáveis. O encontro com aqueles brinquedos de infância vai trazer muitas lembranças. Ao ver essas peças sendo negociadas por um valor relativo alto, talvez aguce ainda mais a curiosidade. Afinal, ninguém está mais brincando com o “navio pirata”. Quem sabe sua venda pode render algum dinheiro extra?

Visitando um encontro desses, vai fazer com que prestemos mais atenção para aquelas peças que estão sem uso em nossa casa. Também aproveitamos a oportunidade como um lazer e modo de diversão.

Objetivo quando visitamos com uma determinada intenção. Conhecer outras pessoas com interesses semelhantes, trocar informações e dicas, e até mesmo adquirir novos itens para nossa coleção.

Temos um conjunto ou pequeno acervo de peças tais como moedas, cédulas e selos e gostaríamos de saber mais ou o que fazer com esse material. Vender tudo ou como organizar para que possamos chamar de coleção?

É comum num primeiro momento desejar vender tudo e assim ter um dinheiro extra. Não temos mais intenção de continuar juntando ou montar uma coleção. Queremos vender, mas para isso, desejamos primeiro saber se tem algum valor e naturalmente mercado. A oportunidade de conseguir uma avaliação primária e rápida do acervo e quem sabe até um negócio, o Encontro de Colecionadores é o lugar ideal. Os especialistas e negociantes poderão ajudar a identificar quais itens merecem serem mais bem examinados e quais devem ser separados ou descartados para não depreciar o conjunto.  

Mas as vezes não é o dinheiro que interessa. Essa coleção pertenceu ao meu avô e eu gostava muito dele. Estar hoje com a coleção e quem sabe continuar, é uma forma de lembrar carinhosamente dele. Então, num encontro desses, certamente vou encontrar as respostas de como continuar a coleção.

Talvez o mais importante desses Encontros seja o fato de podermos conseguir completar algumas lacunas em nossa coleção. Podemos fazer contato prévio com os expositores que virão ao Encontro e expor quais itens gostaríamos de ter em nossa coleção.  Assim o Encontro é uma forma de atrair ainda mais pessoas para o evento e torná-lo mais interativo. Além disso, essa ação pode ser uma excelente oportunidade para os expositores se conectarem com os participantes, entenderem melhor o que os colecionadores estão buscando e estreitarem a relação entre vendedor e comprador.

Finalmente, para os Expositores, esses encontros são como um pequeno congresso para troca de informações, materiais e atualização. É a oportunidade de ver e poder avaliar o estado das peças e realizar trocas e vendas entre si. Sem contar também a grande oportunidade de rever amigos que moram muito longe e só mesmo num evento desses para encontrar com eles.

(*) Esse texto é uma compilação de depoimentos e manifestações que o autor obteve dos participantes aos eventos em que esteve presente. Agradeço à amiga Claudia Pinheiro pela revisão.