COMO COLECIONAR
FILATELIA
- Introdução
- Histórico
- Como colecionar
- Terminologia
- Formas de expor (Nesta página)
- Estimativa de dispêndios
- Recomendações finais
Formas de expor
Nada mais gratificante do que poder mostrar a coleção aos parentes e amigos. Mas para isso é importante que a coleção esteja bem organizada.
Na fase inicial, ou seja, na fase de “juntação”, os pobres selos ficam guardados em caixinhas ou envelopes.
Logo vem a necessidade de adquirir um classificador, que ajudará a conservar e a visualizar os selos. Dessa forma fica muito mais fácil expor a coleção nas reuniões do clube, em casa, etc.
Ao guardarmos os selos organizados por séries, por países ou por temas, começa a segunda fase, a fase do “colecionador iniciante”.
Os selos possuem características, curiosidades e vários aspectos que merecem estudos. Ao dedicar-se não apenas à aquisição, mas também ao estudo, inicia-se a terceira fase, a fase do “colecionador avançado”.
Com o avanço dos estudos surge a necessidade de transmitir estes conhecimentos aos demais. Para isso existem as exposições filatélicas: eventos nos quais muitos colecionadores exibem não apenas seus selos, mas também seus estudos filatélicos. Ao iniciar sua participação em exposições o colecionador entra na fase mais avançada, a fase do “expositor”.
Nas exposições, o colecionador tem a oportunidade de aprender muito: vendo, trocando idéias com outros colecionadores ou mesmo com os juízes. Cabe a estes juízes, segundo critérios internacionais, atribuir pontos às coleções e consequentemente medalhas com respectivos diplomas. Cabe também aos juízes entregar uma folha de avaliação que ajudará o colecionador a direcionar seus estudos.
As coleções terão seus selos e estudos montados em folhas de papel, tamanho aproximado de 21x28cm, e protegidos em bolsas plásticas transparentes.
Expor é parte obrigatória do processo do colecionismo, mas tudo a seu tempo. Cada passo deve ser dado com calma, com paciência e com estudo.
Pode-se dizer que expor a coleção, seja montada nos classificadores ou nas folhas próprias para exposição, é ajudar a difundir o colecionismo. Muitos novos colecionadores surgem ao verem a beleza de uma coleção bem apresentada.